Não tenho medo

Alguém me perguntava há umas horas se eu tenho medo. A pergunta surgiu no contexto de comentários pedidos sobre as eleições presidenciais em França. Não não tenho medo. Não se tem medo em democracia, apenas em ditadura. Tive medo em ditadura na possibilidade de ser preso porque conspirava contra a ditadura. Em democracia temos de procurar aquele equilíbrio dificil entre a defesa da liberdade e da autonomia e a garantia de segurança colectiva. É isso que está em causa em França e que o debate da segunda volta irá pôr em destaque. Penso. Não me parece que a França esteja na contingência de um regresso ao fascismo no sentido de um neo-Vichy. Não vejo isso. A linha divisória parece ser entre uma França moderna, aberta ao mundo, mas não capitulando perante as ameaças aos seus valores e identidade e uma França nacionalista, Gaullista, fazendo um caminho próprio, solitário e independente. Percebo o nacionalismo, acho que a França precisa de fazer as pazes com o nacionalismo mas não me parece que essa estratégia de isolamento leve a algum lado. Afinal vamos ser claros e verdadeiros: Churchill defendeu o projecto de uma Europa unida mas nunca visionou a Grã-Bretanha nesse projecto. O espaço dela era na Commonwealth, disse ele por mais de uma vez. Também De Gaulle viu a França num caminho autónomo, integrada economicamente na Europa mas absolutamente independente no capítulo da defesa. Foi ele que obstaculou à Comunidade Europeia de Defesa, lembremos. É bom lembrar estes factos simples. Dito isto, a alternativa não é entre a liberdade e o medo. Isso são velhos slogans que fizeram história mas que não mobilizam ninguém. Sobretudo confundem opções que têm de ser racionais, entre opções possíveis e razoáveis.Le Pen

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

