Estados Unidos: fecha-se um ciclo

Fecha-se um ciclo abre-se outro logo à noite. Trump 45.o presidente dos Estados Unidos. Ninguém o admitiria um ano atrás, não encaixava no perfil do candidato ideal segundo a CNN, o New York Times ou o Washington Post. Pois. O discurso era desconexo, o estilo truculento, não sabia estar na televisão, era inapropriado, inconveniente. Mas os americanos escolheram-no por sufrágio transparente. Esmagadoramente. Operariado, pequena-burguesia, um pouco por todo o lado, mesmo em enclaves tradicionalemente democratas. Houve razões claras para isso. É a primeira vez em quatro décadas que os democratas (a esquerda) estão em minoria na Câmara dos Representantes e no Senado. Deve ter havido uma razão para os americanos terem dado o voto aos republicanos. A derrota dos democratas foi também a derrota de Barack Obama, o mais telegénico presidente da história recente do país. Impecável na televisão, sem uma hesitação no discurso, sem um deslize, palavras bem medidas e ditas sincopadamente. O presidente perfeito para os europeus. Pois. Mas para os europeus.
O sistema abanou de alto a baixo e as velhas certezas serão passado dentro de pouco tempo. Vamos ver até onde esta ‘revolução’ vai parar. O sistema de Washington já tremeu com o imponderável e imprevisível que põe nervosos os lobbies que controlam a capital americana e a classe política. Nada é seguro ou previsível. O mundo olha com estupefaccção Será que o mundo vai ruir? Como é habitual dizer-se nestas circunstâncias: nada será como dantes.

See More

Image may contain: 1 person, suit and closeup
Image may contain: 1 person, suitImage may contain: 2 people, suit
Image may contain: one or more people, people sitting and crowd                       Image may contain: 3 people, people smiling, people standing and text
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Barack Obama, Donald Trump, Estados Unidos, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s