O ‘chairman money’ e a China

A analogia é curiosa mas é capaz de ter deixado de lado a dimensão do político que passou a ser central [outra vez] ao processo chinês. Não é por acaso que há praticamente quarenta anos, Deng Xiao Ping pôs a tónica no eixo económico no processo de abertura ao exterior. Mas também não é por acaso que a referência a Deng desapareceu completamente do discurso oficial chinês e se retomam tiques, palavras de ordem e perspectivas que foram típicas da Revolução Cultural, um dos maiores descalabros da China Moderna. Muitos dos que integraram durante anos o sector de reformista, na elite chinesa, passam agora por uma pressão que ainda não se transformou em perseguição, e purga mas pode resvalar para isso a qualquer momento. A história realmente repete-se.

50 years after Mao’s mayhem, the new cultural revolution in China is a serious debate about economic policy: https://t.co/qTPVScekCC

Anúncios
Esta entrada foi publicada em China, Economia chinesa, Partido Comunista Chinês, Politica interna chinesa, República Popular da China, Socialismo de caracteristicas chinesas, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s