A retórica do ódio

Um triste destaque na imprensa portuguesa de um pensamento que no mínimo é arrepiante. Os extremos tocam-se e o terrorismo retórico e a projecção do ódio mais visceral é também uma das formas do colapso de valores na nossa sociedade ocidental. É o problema dos limites da tolerância de que fala Karl Popper. Mas mais do que isso é o da decência. Quem nos limites da sua sanidade mental pode dizer o que este homem diz. Já nem falo do episódio retratado na revista Sábado. É o que ele pensa. Só me lembro de algo semelhante em Hitler ou Estaline. O mesmo desprezo pelo outro ser humano, a mesma retórica ideológica. E se este homem tivesse conquistado o poder como se propunha em 1975? O que teria acontecido? O pior que podemos fazer é ‘compreendê-lo’. Seria compreender Heinrich Himmler, ou Pol Pot, ou Lavrentiy Beria. Eu recuso-me.

PCTP/MRPP, PCTP, MRPP, Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses, Luta Popular, Jornal, Notícias, Greve, Greves, Actualidade,
lutapopularonline.org|By Luta Popular

A lógica profunda do ataque a Paris não é o terror, não é o horror, não é a crueldade; a lógica é a lógica da guerra, dente por dente, olho por olho, até derrotar o inimigo. Terror, horror, crueldade são os ataques aéreos, de mísseis de cruzeiro, de artilharia, de drones, conduzidos pelo imperialismo, designadamente francês, sobre os homens, os velhos, as mulheres e as crianças das aldeias e das cidades de África e do Médio Oriente, para roubar-lhes o petróleo e as matérias-primas. Os atacantes de Paris nem chocolates roubaram: levaram a guerra aos franceses, apenas para acordá-los: para lembrar-lhes que o governo e as forças armadas do imperialismo francês estão, em nome da França e dos franceses que julgam ter o direito de se poderem divertir impunemente no Bataclan, a matar, a massacrar, a aterrorizar com crueldade inenarrável os povos do mundo.‘ Arnaldo Matos (Expresso e Luta Popular)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s