Quando a religião abraça a ciência

Interessantissimo este tema. Como é que Comte sendo um agnóstico e um adversário feroz do dogmatismo permitiu a criação de uma corrente religiosa com o seu nome. Estranho.

Auguste Comte, o pai da sociologia, é também considerado o criador do positivismo, uma doutrina que assume valores completamente humanos e afasta radicalmente a teologia e a metafísica. O filósofo francês instituiu, no século XIX, a Religião da Humanidade, com o objectivo de difundir o altruísmo e uma verdade baseada nas ciências e nas leis da natureza, mas a ideia não vingou como gostaria. Hugo Pinto, jornalista português de 35 anos, radicado em Macau, ouviu dizer que no Brasil, onde o positivismo esteve intimamente ligado à consolidação da república, ainda hoje havia templos da Igreja da Humanidade a funcionar para umas dezenas de seguidores, e resolveu ir lá filmar um documentário sobre o tema. “A Última Religião” está pronto e à espera de oportunidades para ser exibido.

Rodrigo de Matos

– Quando é que teve conhecimento da existência dessa igreja?

Hugo Pinto – Foi no início deste ano. Já conhecia…

View original post mais 2.206 palavras

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Quando a religião abraça a ciência

  1. Hugo Pinto diz:

    Viva, Arnaldo Gonçalves,

    Antes de mais, obrigado pelas suas palavras.

    Auguste Comte criou, ele próprio, a Religião da Humanidade. Foi precisamente o facto de ser agnóstico e de considerar que a humanidade iria passar de um estado em que o conhecimento tem uma base teológica para um com base metafísica e, finalmente, para um conhecimento do tipo positivista (científico), que o levou a criar uma religião (ateísta) adequada a esse último estado de desenvolvimento, pois Comte via a religião (a religiosidade) não como uma ligação ao sobrenatural, mas sim como uma função de unidade que nenhuma outra estrutura (governo, família, escola, etc.) poderia desempenhar.

    Abraço,

    Hugo Pinto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s